sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Plano Cartesiano

Par ordenado:


O par ordenado é usado em uma equação com duas incógnitas, sendo também um ponto nas coordenadas cartesianas, ele funciona com uma seqüência de dois números representados pelas duas incógnitas, ex: X e Y, onde para se dar o resultado é necessário responder o correspondente a letra que vem antes (neste caso o X) e depois a que vem em segundo (neste caso o Y), sempre seguindo o alfabeto, se o X valesse 3 e o Y valesse 1 o resultado teria de ser (3,1), se fosse ao contrario significaria que X=1 e Y=3. No par ordenado o x é chamado de abscissa ou coordenada x , o y é chamado de ordenada ou coordenada de y , x e y conjuntamente são chamados de coordenadas do ponto P.

Ex: R vale 5 e A vale 6, o resultado (6,5).

Ex: pode haver dois números iguais como X=5, Y=5: (5,5).


Coordenadas Cartesianas:

O sistema de coordenadas cartesianas é constituído de duas retas perpendiculares ao plano. Uma é escolhida como sendo horizontal e a outra como vertical. Essas retas interceptam num ponto 0, chamado de origem. A reta horizontal é chamada eixo x, e a reta vertical é chamada eixo y. Uma escala numérica é colocada ao longo dos eixos x e y. Um ponto no plano pode ser representado de modo único no sistema de coordenadas por um par ordenado ( x, y ), onde x é o primeiro número e y é o segundo.

Autor (história):

René Descartes (31 de Março de 1596, La Haye en Touraine, França — 11 de Fevereiro de 1650, Estocolmo, Suécia), também conhecido como Renatus Cartesius (forma latinizada), foi filósofo, físico e matemático francês. Notabilizou-se sobretudo por seu trabalho revolucionário na filosofia e na ciência, mas também obteve reconhecimento matemático por sugerir a fusão da álgebra com a geometria - fato que gerou a geometria analítica e o sistema de coordenadas que hoje leva o seu nome. Por fim, ele foi uma das figuras-chave na Revolução Científica.Descartes, por vezes chamado de "o fundador da filosofia moderna" e o "pai da matemática moderna", é considerado um dos pensadores mais importantes e influentes da História do Pensamento Ocidental.

Sistemas de equações:

O sistema de equações é formado por duas ou mais equações que dão o resultado de duas ou mais incógnitas. No caso das equações de 1° grau, há três tipos de resolver estas equações, acompanhe dois destes métodos:

-SUBSTITUIÇÃO: para usar este método é necessário isolar uma das incógnitas de uma das duas equações e depois substituir aquela incógnita na outra equação sem esquecer de colocar os parênteses. Depois se resolve a equação como uma equação normal com uma incógnita. Por ultimo é só dar o resultado de acordo com o par ordenado.
-ADIÇÃO: este método só pode ser feito através do cancelamento de duas incógnitas opostas (uma positiva e outra negativa), sendo que as duas são de equações diferentes e estão uma abaixo da outra. Depois se soma as outra incógnitas e os números, resolvendo naturalmente depois.

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu achei o site muito bom pelo fato de ele ser bem explicativo
e imformar vários detalhes sobre
a matéria pesquisada.

Anônimo disse...

obg vcs me ajuarao e muito +_O